domingo, 15 de julho de 2012

Dia do Amigo- 20 de julho

A amizade para mim é o sentimento mais nobre que alguém pode nutrir pelo outro. Ninguém é feliz sem ter amigos.Um amigo sincero é mais que amigo,é um irmão.O dia 20 de julho é uma data muito especial em que lembramos o dia do Amigo. O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo , é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. (wikipedia) Com as turmas do 6º ao 9º ano faço várias atividades referentes a esta data, as quais sugiro a seguir: Perguntas para reflexão: 1.O que é amizade pra você? 2.Qual a importância de ter um amigo/a em casa, na escola, na rua? 3.Você sabe reconhecer amigos verdadeiros? 4.O que você faz para conquistar um amigo? 5.O que diz o livro sagrado de sua religião sobre amigo ou amizade? Atividades 1. Faça um acróstico com o nome de seu melhor amigo. 2.Trazer uma mensagem que fale de amizade para oferecer a um amigo/a da sala. 3.Copiar e ilustrar uma música que fale de amizade. 4.Produzir um cartaz sobre amizade. 5. Criar um video ou slides de fotos com seus amigos. 6.Apresente três gestos de amizade que os amigos fazem. 7. Trazer instrumento musical para celebrarmos a amizade 8.Dinâmica: Bingo da amizade. Neste bingo cada aluno recebe uma cartela com 4 ou 6 espaços em branco. O aluno deve colocar o próprio nome no primeiro espaço e escolhe os nomes dos amigos da sala para completar o restante dos espaços. P professor confecciona os números constantes no diário e coloca-os num saquinho. Depois é só ir chamando os números e verificando no diário. Ganha o bingo quem completa toda a cartela. O prêmio pode ser um saquinho com 4 a 6 bombons para que o ganhador distribua com os amigos que colocou os nomes. Das músicas que gosto sobre amizade "amigos para sempre" descreve bem esse sentimento.
http://www.youtube.com/watch?v=u54k6ByXtHw

A rocha no Caminho (para refletir)


Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa pedra, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a pedra dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia: Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição...Pense Nisto... Aquele acontecimento que para você é tão horrível neste momento de sua vida, veio até você para ajudá-lo a crescer! Talvez ele seja a pedra para você ir em busca de algo mais, que pode levar você a uma vida melhor e a conseguir suas realizações!

Para você refletir

A FLOR E O ARROZ

Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:

- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz? E o chinês responde:

- Sim, quando o seu vier
cheirar as flores.

Moral da História: "Respeitar as opções do outro, em qualquer
aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto, nunca julgue. Apenas tente compreender