quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

2012...o ano do dragão!!

Oi pessoal, o ano do dragão para a cultura chinesa é o melhor ano de todos. Vamos entender por quê? Achei interessante o texto a seguir.

"Nos dias anteriores( a virada do ano), os chineses seguem o costume de limpar suas casas da sujeira e dos 'maus espíritos' e decorá-las com enfeites alusivos ao animal que honrarão durante o ano. O dragão é o símbolo da figura do imperador que inspira muito respeito nos chineses.
Diz-se que os nascidos sob este signo são pessoas de muita energia, coragem, entusiastas e inovadoras: famosos dragões são Beethoven, Bill Gates, Paul McCartney e o 'dragão das artes marciais', Bruce Lee.
Segundo os astrólogos orientais, o ano do dragão não será tão conflituoso como 2011, e, por outro lado, será uma boa época para fazer reformas, progressos e mudanças.
Será bom para o meio ambiente, porque é composto por água e terra. É um ano recomendável para casar e ter filhos, ou para iniciar qualquer atividade nova, já que o dragão sempre traz sorte e felicidade, segundo os chineses.

No entanto, por essa mesma composição de água e terra, os adivinhos também prevêem desastres naturais, como terremotos e inundações.
Alguns dos piores terremotos foram precisamente em anos do dragão, como o do Alasca de 1964 ou o que em 1976 causou a morte de 250 mil pessoas na cidade chinesa de Tangshan.

Por tudo isso, os chineses, que muitas vezes se autodenominam 'herdeiros do dragão', esperam o novo ano com um misto de esperança e cautela.
Como todos os anos, o feriado mais importante da China provoca o deslocamento de milhões de chineses que costumam reunir a família de 8 de janeiro a 16 de fevereiro.

A festa é rodeada de muitos rituais, especialmente na mesa, onde se recebe o ano com um jantar que costuma ser um banquete de mariscos, jiaozi (ravioli que representam os bons desejos), e yuanxiao (bolo doce de massa de arroz recheado com gergelim, nozes ou grãos, que simboliza a reunião familiar).

O dia do Ano Novo dá começo a duas semanas de festejos (a chamada Festa da Primavera), que terminarão com o Festival das Lanternas, celebração com cantos, bailes e espetáculos de lanternas que neste ano cai no dia 6 de fevereiro.
Nem todos desfrutam plenamente da festa. É o caso de muitos jovens que retornam para suas casas em outras províncias e que sofrem a pressão dos pais por não ter encontrado marido ou esposa.

O casamento é um dos temas centrais das refeições festivas, e está na moda 'alugar' acompanhantes para levá-los à reunião familiar.
O fenômeno já é tão popular na China que muitas páginas de internet oferecem falsos namorados para as festas.A terceira idade vai sentir os efeitos da transformação da sociedade chinesa e assim muitos idosos, que antes eram o centro das festas, vivem agora sozinhos em casa ou em asilos."



fonte: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/01/23/china-sauda-o-ano-do-dragao-com-uma-mistura-de-esperanca-e-temor

A rocha no Caminho (para refletir)


Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa pedra, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a pedra dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia: Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição...Pense Nisto... Aquele acontecimento que para você é tão horrível neste momento de sua vida, veio até você para ajudá-lo a crescer! Talvez ele seja a pedra para você ir em busca de algo mais, que pode levar você a uma vida melhor e a conseguir suas realizações!

Para você refletir

A FLOR E O ARROZ

Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:

- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz? E o chinês responde:

- Sim, quando o seu vier
cheirar as flores.

Moral da História: "Respeitar as opções do outro, em qualquer
aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto, nunca julgue. Apenas tente compreender