sexta-feira, 16 de julho de 2010

Amigo nos faz refletir! Feliz dia do AMIGO!

A Convivência difícil é motivo de crescimento

Em uma aldeia havia um mestre que era muito admirado por seus discípulos.Muitos eram aqueles que buscavam seus ensinamentos e conselhos, pois realmente aprendiam com suas palavras.Entretanto, havia um discípulo que não perdia a oportunidade de criticá-lo e estava sempre interrompendo seu discurso, apontando as suas falhas e contradizendo-o.Seus companheiros ficavam indignados e o achavam desagradável.

Um dia esse discípulo, tendo que se mudar para outro país, deixou a escola.Ao saber disso, o mestre ficou abatido e triste.Então os discípulos, confusos, perguntaram-lhe:

Mestre, por que o senhor está assim tão triste com a partida dele? Ele só o criticava e discordava do senhor, atrapalhando seus ensinamentos...E o mestre respondeu...

-Meus filhos estou triste porque partiu o único amigo que eu tinha!Todos se olharam e ficaram admirados!E o mestre prosseguiu dizendo:

- Aqui estou agora cercado de gente que me admira e concorda com tudo o que falo. Ele era a única pessoa que me desafiava. Agora que ele se foi, corro o risco de estacionar, de não mais crescer...

Extraído do livro: Para Que Minha Vida Se Transforme, de Maria Sallette e Wilma Ruggeri.

Tradição afro-brasileira

Não podemos negar nossas heranças africanas. Pelo contrário deveríamos estar orgulhosos de ter em nossas veias o sangue guerreiro e lutador que é característico dos povos da África. No Brasil, faz vergonha ter na história contada e registrada o peso da escravidão.

Apesar dos avanços obtidos em muitos aspectos, ainda há uma longa caminhada em direção ao combate à intolerância religiosa. O primeiro passo é conhecer para em seguida respeitar. Coletei uns trechos da internet que respondem a algumas questões, mesmo que superficiais, mas que não deixam de contribuir.

Na mitologia yoruba, Olorun é o deus supremo do povo yoruba, que criou as divindades ou semideus chamados Orixás, guardiões dos elementos da natureza, para representar todos os seus domínios aqui no aye. (em yoruba Òrìsà; em espanhol Oricha; em inglêsOrisha). Também existem orixás intermediários entre os homens e o Deus africano, mas não são considerados deuses, são considerados ancestrais divinizados após à morte. Cultuados no Brasil, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Jamaica, Guiana, Trinidad e Tobago,Estados Unidos, México e Venezuela. Em cada templo religioso são cultuados todos os orixás, diferenciando que nas casas grandes tem um quarto separado para cada Orixá, nas casas menores são cultuados em um único (quarto de santo) termo usado para designar o quarto onde são cultuados os orixás.

Alguns orixás são só assentados no templo para serem cultuados pela comunidade, exemplo: Odudua, Oranian, Olokun, Olossa, Baiani,Iyami-Ajé que não são iniciados Iaôs para esses orixás.A Iyalorixá ou o Babalorixá (mães e pais de santo)são responsáveis pela iniciação dos Iaôs e pelo culto de todo e qualquer orixá assentado no templo, auxiliada pelas pessoas designadas para cada função. Existem orixás que são cultuados pela comunidade em árvores como é o caso de Iroko, Apaoká, os orixás individuais de cada pessoa que é uma parte do orixá em si e são a ligação da pessoa, iniciada com o orixá divinizado; ou seja, uma pessoa que é de Xangô, seu orixá individual, é uma parte daquele Xangô divinizado, com todas as características, ou arquétipos. (pt.wikipedia.org

A primeira diferença entre candomblé e umbanda:O candomblé é uma religião iniciática, que apesar de bem deturpada, tem seus fundamentos nas religiões tribais africanas (milenares) trazidas pelos escravos para o Brasil. E com eles vieram os orixás africanos, todos negros, sem mistura de credo, pois não conheciam as religiões católica e espírita nem de longe (os escravos). A umbanda foi criada por volta de 1900, não se sabe exatamente a data, no Rio de Janeiro, onde o primeiro babálorixá de terreiro criou as regras, ou foram ditas por seus guias, assim foi criada a umbanda, que hoje, já não se sabe mais o que é realidade ou fruto de imaginação.”(www.sobresites.com)

O Sincretismo Religioso, definido como a fusão entre duas ou mais crenças religiosas, apareceu entre os séculos XVI e XIX, com o tráfico de escravos, que trazia negros da África para o Brasil. Esta mistura de religiões surgiu no momento em que os africanos se viram obrigados a não praticar os rituais do candomblé, já que era proibida a prática de outra religião que não fosse o catolicismo. Neste período, o candomblé foi visto pela maioria dos brasileiros como bruxaria e reprimido pelas autoridades policiais. Os negros faziam associações entre os santos da Igreja Católica e os seus orixás para camuflar seus costumes religiosos. No ritual dissimulado, os escravos adoravam os santos católicos quando, na verdade, estavam venerando suas próprias entidades, mantendo acesas suas crenças e rituais.

A estratégia utilizada pelos negros acabava ludibriando os senhores, fazendo-os acreditar que era os santos católicos a razão da devoção deles. Os cânticos eram efetuados na língua original dos africanos, já que não se entendia o que eles estavam dizendo. (http://blig.ig.com.br/jonlinesenac/2008/10/01/sincretismo-religioso-uma-associacao-entre-as-religioes-africanas-e-o-catolicismo/)_

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/20/M%C3%A3e_Stella2.jpg/220px-M%C3%A3e_Stella2.jpg As chamadas Religiões Afro-Brasileiras: o candomblé que é dividido em várias nações, o batuque, o Xangô do Recife e o Xambá foram trazidas originalmente pelos escravos. Estas religiões foram perseguidas, e acredita-se terem o poder para o bem e o mal. Hoje são consideradas como religiões legais no país, mas mesmo assim, muitos de seus seguidores preferem dizer que são "católicos" para evitar algum tipo de discriminação, principalmente na área profissional. Porém, aos poucos, vão sendo mais bem compreendidos.

Nas práticas atuais, os seguidores da umbanda deixam oferendas de alimentos, velas e flores em lugares públicos para os espíritos. Os terreiros de candomblé são discretos da vista geral, exceto em festas famosas, tais como a Festa de Iemanjá em todo o litoral brasileiro e Festa do Bonfim na Bahia. Estas religiões estão em todo o país. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Religiões_no_Brasil)

Mãe Stella de Oxóssi Iyálorixá do Candomblé, Salvador, Bahia

A rocha no Caminho (para refletir)


Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa pedra, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a pedra dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia: Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição...Pense Nisto... Aquele acontecimento que para você é tão horrível neste momento de sua vida, veio até você para ajudá-lo a crescer! Talvez ele seja a pedra para você ir em busca de algo mais, que pode levar você a uma vida melhor e a conseguir suas realizações!

Para você refletir

A FLOR E O ARROZ

Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:

- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz? E o chinês responde:

- Sim, quando o seu vier
cheirar as flores.

Moral da História: "Respeitar as opções do outro, em qualquer
aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto, nunca julgue. Apenas tente compreender